Proprietário de terras Entre em contato
Voltar para a home
Notícias 08/dez/2021
#

É comum que nos deparamos com esses termos no nosso dia a dia, mas o que eles significam? Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica fazem parte de um mesmo sistema um tanto complexo de fornecimento de energia. Vamos explicar cada fase.

FASE DE GERAÇÃO

Nesta fase é onde ocorre o processo principal da distribuição de energia. Aqui ocorre a captação de energia primária que será transformada em energia elétrica.  As geradoras são responsáveis por realizar a conversão das fontes diversas em energia. No Brasil, temos, por exemplo, as hidrelétricas que atendem a maior parte da demanda de energia elétrica do Brasil. Além das hidrelétricas, outro tipo de energia renovável está em alta: a energia solar fotovoltaica. Em um crescimento exponencial, as usinas solares estão cada vez mais presentes no território nacional, viabilizando não só uma fonte limpa como também uma fonte barata.

FASE DE TRANSMISSÃO   

Para que a energia elétrica chegue aos consumidores, ela é redistribuída a partir de centros de carga, e através de cabos elétricos que formam uma rede de transmissão chegam até centros consumidores. Quando a energia sai das geradoras, sua tensão é extremamente alta, e por isso as torres de energia precisam ser mais bem equipadas para conseguir aguentar. Ao chegar nos centros de consumidores, a tensão já é bem menor.

FASE DE DISTRIBUIÇÃO 

Depois que a voltagem é reduzida, a concessionária fica responsável pela distribuição da energia pelas linhas, fazendo com que a eletricidade chegue de modo efetivo em cada empresa ou residência. Ainda é feita uma redução de voltagem nos transformadores que ficam instalados nos postes na rua, ficando em uma voltagem que não oferece risco à população. A importância de saber cada passo de como é o fornecimento de energia elétrica é que, além de desmistificar alguns erros básicos no dia a dia, ajuda também a evitar que você pense que está pagando por uma etapa, apenas. Entender como funcionam as coisas ajuda a mudar nossa visão sobre o mundo e expandir nossos olhares!

Fonte: www.99energia.com.br

Tags:   Notícias

Alguma dúvida? Estamos aqui para te ajudar.

A CGC Energia é a empresa mais inovadora no segmento de centrais de geração compartilhada do Brasil.